page-header
Projectos

De boca em boca

Mértola FutureLab

De boca em boca - Histórias a nutrir comunidades!
  • # O QUE É

    Contos contados de porta em porta, em ruas ou em largos, escutados à porta ou à janela, sentados no poial ou numa cadeira trazida para o largo. Contos ao Largo, numa clara alusão à fruição cultural destes espaços públicos, agora muitas vezes vazios, bem como, à expressão ´passar ao largo’, ou seja, passar a uma distância considerável, que nos relembra os cuidados a ter face à situação pandémica que atualmente vivemos.
    Este é um projeto cultural lançado por 2 contadores de histórias locais. Começa com histórias locais já recolhidas, por forma a alicerçar o projeto na memória coletiva da comunidade e partindo daí, dá lugar à recolha da tradição oral, sejam elas histórias mais coletivas ou pessoais, descobrindo novos caminhos narrativos a explorar.
    Integra também desafios ao público, que podem promover a interação imediata (acautelada a distância qb) – por exemplo, cantar, assobiar, dizer um provérbio ou um verso – ou servirem de ‘âncoras’ para momentos futuros – como trazer uma fotografia antiga ou um objeto importante, entre outros.
    Com o tempo, esta andança andarilha das palavras contadas vai dar lugar a imagens, textos, objetos, estórias recolhidas e recontadas e a vídeos com as vozes das gentes e os sons dos lugares.
    O projeto integra também uma componente de disseminação online dos materiais recolhidos, assim como, a uma publicação dos contos e fotografias recolhidas.
    Promotor: Rita Sales, Pedro Bravo com o apoio de Rossana Torres e Marlene
    Apoios: Câmara Municipal de Mértola; Associação Entre Imagem; Junta de Freguesia Alcaria Ruiva; Junta de Freguesia Corte do Pinto; Junta de Freguesia de Espírito Santo; Junta de Freguesia Santana de Cambas; Junta de Freguesia de S. João dos Caldeireiros; União de Freguesia de S. Miguel do Pinheiro, S. Pedro de Sólis e S. Sebastião dos Carros.

  • # OBJECTIVOS

    • Recolha da memória coletiva, património oral e identitário do território;
    • Promover a criatividade da criação literária e audiovisual em torna das histórias contadas;
    • Criar momentos para o exercício da memória no coletivo através da relação das pessoas com as suas histórias vividas ou contadas;
    • Através deste exercício promover a saúde cognitiva e emocional da população, sobretudo a mais idosa e em situação de maior isolamento social, agravado pelas pelas medidas de confinamento e distanciamento social impostas pela pandemia COVID-19.

  • # DESCRIÇÃO

    O projeto inclui as seguintes atividades:

    Contos ao Largo
    Contos contados nos largos e praças dos Montes e Aldeias do concelho de Mértola. Os contos são contados pela Rita Sales e pelo Pedro Bravo com a ajuda da comunidade, que partilha também as suas histórias, contos, “partes”, lengalengas, adivinhas e demais reportório da memória oral destas gentes. Todas as sessões são registadas em audio e em vídeo.

    Da Escuta da Voz e da Comunidade

    Ciclo de conversas sobre práticas artísticas e culturais de proximidade, na comunidade e participativas. Partimos da apresentação de experiências de trabalho para fazermos o caminho do diálogo, do encontro e da perspectivação do futuro. As conversas serão descentralizadas e realizadas em parceria com sociedades recreativas e juntas de freguesia nas aldeias do concelho e têm sempre um ou mais convidados com experiência de trabalho nestas matérias em outros territórios.

    Demonstração de Trabalho
    Sessões de apresentação e reflexão da metodologia Contos ao Largo.

    Clube dos Respigadores e Respigadoras de Histórias
    Inspirados por Agnès Varda e pelo seu documentário Os Respigadores e a Respigadora, o clube agrupa recolectores de histórias com a intenção de manter viva a tradição dos(as) contadores(as), reforçando assim a vida e a cultura da nossa comunidade. Projeto desenvolvido junto da comunidade escolar e universidade sénior de Mértola.

    Videogramas
    Registos em vídeo das sessões de contos ao largo, realizados por Rossana Torres, Associação Entre Imagem parceira ativa do projeto.

    Fotografia
    Em cada encontro fazemos fotografias das pessoas e dos lugares, sempre com cuidado de respeitar os espaços de cada um/a. Quando voltamos ao mesmo lugar procuramos as pessoas para lhes entregarmos a sua fotografia em papel. Percebemos como é para muitas pessoas importante o contacto físico com a sua imagem fotografada, em tempos em que tanto no mundo se torna virtual e impalpável, logo, inacessível a quem não usa meios digitais.

    Plataforma online
    Blog para disseminação do projecto e das recolhas realizadas.

    Escrita de contos
    Escrita original de 12 contos a partir das visitas prévias e sessões de contos ao largo, por Pedro Faria Bravo.

    Terra que Conta – as histórias de Mértola na Rádio e em Podcast
    Terra que Conta é uma celebração da escuta de histórias de Mértola, das suas gentes e território, a partir de recolhas realizadas no âmbito do projecto De Boca em Boca – histórias a nutrir comunidades, iniciado em 2020; assim como é um modo de manter vivo o movimento de contar histórias que está na génese deste projecto. Cada programa apresenta um percurso de escuta de um lugar, dando voz à paisagem, reforçando a sua riqueza e valor. Dirigimo-nos aos e às ouvintes locais, cujas vozes escutamos nos programas, tornando audível a importância desta
    cultura, através do exercício da construção de narrativas positivas sobre o território que habitam. Terra que Conta resulta de um processo em curso de desenho de um mapa emocional da paisagem: sonoro, narrativo, não linear; que entendemos como um guia para a aproximação de visitantes, viajantes, recém-chegados ou qualquer tipo de curiosos. Lançamos cada programa como uma semente, um convite dirigido a cada ouvinte, um desafio ao movimento de abertura e contacto com o exterior, uma provocação à vontade de cada pessoa para (se) entender (com) o desconhecido.
    Concebido por Pedro Faria Bravo, apicultor, guia local e escritor e Rita Sales, artista, educadora e contadora de histórias, Terra que Conta é realizado em parceria com a Universidade Sénior de Mértola e Câmara Municipal de Mértola, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

    Roda de Contadores/as
    Encontros regulares entre contadores naturais de Mértola, para promover a prática de contar e a partilha de histórias.

  • # RESULTADOS

    Durante o período entre agosto e novembro de 2020 foram realizadas 24 sessões de contos ao largo. Durante o período de junho a outubro de 2021 estão agendadas 27 sessões de contos ao largo.

    Está disponível uma plataforma online para disseminação do projeto onde se podem conhecer alguns dos contos contados e já alguns contos (re)contados pela escrita do Pedro Bravo. https://debocaemboca-mertola.com/

    Escrita de 12 contos a partir da recolha da oralidade em fase de edição.

    O projeto continua em desenvolvimento.

  • # CONTRIBUTO ODS

    OBJ.3 SAÚDE DE QUALIDADE
    3.1 Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental.

    OBJ.4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
    4.7 Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global

    OBJ.11 CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
    11.4 Proteção do Património Cultural e Natural

    OBJ.17 PARCERIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS
    17.7 Promover parcerias efetivas

  • # SAIBA MAIS

    Conheça aqui o site do projeto De boca em boca https://debocaemboca-mertola.com/

Back to top of page