page-header
Projectos

A Cozinha da Avó

Mértola FutureLab

Alimentação Saudável, Inovação e Empreendedorismo Social
  • # O QUE É

    A COZINHA DA AVÓ é um projeto intergeracional de inovação e empreendedorismo social em torno da promoção de uma alimentação e gastronomia tradicional de base local e mediterrânica. Pretende-se recuperar hábitos alimentares de cariz local assentes no saber e saber fazer da população sénior, interligando-a com públicos mais jovens e conhecimentos mais atuais em matéria de nutrição e segurança alimentar. O projeto apresenta ações em 5 áreas complementares entre si, a saber: Produção & Criação de Valor; Inovação & Empreendedorismo; Capacitação de Públicos; Comunicação e Governança Local.
    O projeto íntegra a Estratégia Alimentar de Mértola que envolve um conjunto de parceiros locais na demanda da criação de um sistema alimentar de base local que permita maiores ganhos em matéria de saúde pública, de segurança alimentar, qualidade de vida, economia local e sustentabilidade, tendo presente, o contexto territorial de muito baixa densidade e elevada vulnerabilidade às alterações climáticas e desertificação.
    A Cozinha da Avó — Alimentação Saudável, Inovação e Empreendedorismo Social é um projeto apoiado com fundos europeus através do Programa Operacional Inovação Social e Emprego (POISE), no âmbito das Parcerias para o Impacto
    A Câmara Municipal de Mértola é o Investidor Social do projeto.
    Entidade Beneficiária de financiamento: Casa do Povo de Santana de Cambas
    Região de intervenção: Concelho de Mértola
    Data de início: junho de 2020; Data de conclusão: dezembro de 2021
    Apoio financeiro da União Europeia através do POISE: 167.768,36€
    Apoio financeiro do Investidor Social:  71.990,72€
    Candidatura: POISE-03-4639-FSE-000754
    Concurso: POISE-39-2019-11

  • # OBJECTIVOS

    Este é um projeto de comunidade que pretende promover a Dieta Mediterrânica tradicional, atuando:
    – na sensibilização para a urgência de práticas sustentáveis de produção e consumo de bens alimentares
    – na Educação, através de ações dirigidas a diferentes faixas etárias, mas sobretudo dirigidas a crianças e séniores, estando inserido na Escola e promovendo o diálogo intergeracional
    – na promoção e aplicação de práticas agrícolas sustentáveis
    – na recuperação e proteção do património cultural da região associado à alimentação, introduzindo inovação e conhecimento científico na área da nutrição
    – para o fortalecimento de uma crescente autonomia territorial no que diz respeito à produção alimentar.

  • # DESCRIÇÃO

    O projeto desenvolve as seguintes ações:

    Rede de Hortas Colaborativas
    Criação de uma rede de hortas sociais para abastecimento à rede alimentar de Mértola, em particular às cantinas coletivas das instituições sociais e educativas locais. Esta ação prevê a implantação de 2 novas hortas sociais: Horta do Combral – Casa do Povo de Santana de Cambas e Horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola. Estão já implementadas a Horta do Centro de Apoio Social da Moreanes e do Centro Social dos Montes Altos.
    Está prevista ainda a instalação de 2 viveiros de plantas para mudas a plantar nas hortas da rede. A concretização desta ação, faz-se através da implementação de 2 pequenas estufas/viveiro a criar nas novas hortas da Casa do Povo de Santana de Cambas e horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola. Acresce aqui uma rede de viveiros “móveis” que serão tratados por séniores e crianças do concelho que queiram aderir ao projeto.
    Com esta ação sensibilizamos os diferentes púbicos para e geramos uma economia de poupança considerável, pois o custo de sementes ou plantas biológicas para a agricultura é muito elevado.

    Local Lab Food . Laboratório de Experimentação Culinária
    O Laboratório de Experimentação Culinária é onde A Cozinha da Avó junta tradição e inovação, com o objetivo de criar outras soluções alimentares, receitas e menus novos.
    É no Laboratório que a criatividade ajusta a alimentação de base local, sazonal e saudável aos gostos e paladares dos vários grupos da comunidade, potenciando as receitas tradicionais, mantendo o seu valor nutricional e privilegiando o tempo, afeto e respeito que tradicionalmente se dedicava aos produtos alimentares.
    O projeto prevê que as receitas reinterpretadas e adaptadas integrem as ementas de cantinas coletivas do concelho de Mértola, nomeadamente de escolas, assegurando o saudável valor nutricional das refeições.

    Academia de Cozinha
    Programa de capacitação na área da alimentação dirigido a vários segmentos de público.

    AEC – De pequenino se torce o pepino
    Iniciação à cozinha mediterrânica dirigido a crianças do 1º CEB.

    Cozinha para pais
    Acontecem sobre a forma de workshops com os seguintes temas
    W1Pequeno-almoço saudável para miúdos e graúdos;
    W2 Lancheira Saudável;
    W3 A dieta mediterrânica à mesa;
    W4 Festas de Aniversário Sugar Free!

    A dieta mediterrânica à mesa
    Workshops de cozinha para a comunidade em geral, o modelo de funcionamento será o mesmo, ainda que os conteúdos tenham outra especificação técnica. Anualmente será estabelecido um calendário de formação regular. As sessões são gratuitas. Os “professores” são invariavelmente um/a voluntário da comunidade sénior e um membro da equipa do Food Lab

    Programa de capacitação para os profissionais da restauração local e coletiva,
    Habilitar o setor para a confeção de menus mais genuínos e de melhor valor nutricional.
    6 workshops temáticos anuais com um total de 12 horas a realizar em sessões de 3 horas com os seguintes temas:
    W1 Dieta Mediterrânica à Mesa;
    W2 Para lá da batata frita: diversificação de acompanhamentos;
    W3 Combate ao Desperdício Alimentar;
    W4 Cozinha tradicional e sazonal;
    W5 Intolerâncias e Alergénicos;
    W6 Cozinha Vegetariana na cozinha tradicional.

    A Avó veio Cozinhar! – Restaurante Pop-Up.
    Num espaço que se recria a cada “aparição” e que celebra a cozinha tradicional e genuína do território, por vezes, com alguns aportes de criatividade e inovação. Esta será uma cozinha de afetos, emoções, sensações e sentidos. Em cada refeição no menu de degustação a apresentar, irá sentir-se o amor que cada “avó” ou avô” coloca na preparação.
    No primeiro ano de vigência do projeto acontecerá no espaço/salão da Casa do Povo de Santana de Cambas, para depois, já com alguma maturidade, ganhar o estatuto de itinerância e acontecer em todas as freguesias do concelho de Mértola.

  • # RESULTADOS
  • # CONTRIBUTO ODS

  • # SABE MAIS

    Sabe mais sobre o projeto no site https://www.acozinhadaavo.pt/

Back to top of page