O projeto desenvolve as seguintes ações:
Rede de Hortas Colaborativas
Criação de uma rede de hortas sociais para abastecimento à rede alimentar de Mértola, em particular às cantinas coletivas das instituições sociais e educativas locais. Esta ação prevê a implantação de 2 novas hortas sociais: Horta do Combral – Casa do Povo de Santana de Cambas e Horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola. Estão já implementadas a Horta do Centro de Apoio Social da Moreanes e do Centro Social dos Montes Altos.
Está prevista ainda a instalação de 2 viveiros de plantas para mudas a plantar nas hortas da rede. A concretização desta ação, faz-se através da implementação de 2 pequenas estufas/viveiro a criar nas novas hortas da Casa do Povo de Santana de Cambas e horta da Santa Casa da Misericórdia de Mértola. Acresce aqui uma rede de viveiros “móveis” que serão tratados por séniores e crianças do concelho que queiram aderir ao projeto.
Com esta ação sensibilizamos os diferentes púbicos para e geramos uma economia de poupança considerável, pois o custo de sementes ou plantas biológicas para a agricultura é muito elevado.
Local Lab Food . Laboratório de Experimentação Culinária
O Laboratório de Experimentação Culinária é onde A Cozinha da Avó junta tradição e inovação, com o objetivo de criar outras soluções alimentares, receitas e menus novos.
É no Laboratório que a criatividade ajusta a alimentação de base local, sazonal e saudável aos gostos e paladares dos vários grupos da comunidade, potenciando as receitas tradicionais, mantendo o seu valor nutricional e privilegiando o tempo, afeto e respeito que tradicionalmente se dedicava aos produtos alimentares.
O projeto prevê que as receitas reinterpretadas e adaptadas integrem as ementas de cantinas coletivas do concelho de Mértola, nomeadamente de escolas, assegurando o saudável valor nutricional das refeições.
Academia de Cozinha
Programa de capacitação na área da alimentação dirigido a vários segmentos de público.
AEC – De pequenino se torce o pepino
Iniciação à cozinha mediterrânica dirigido a crianças do 1º CEB.
Cozinha para pais
Acontecem sobre a forma de workshops com os seguintes temas
W1Pequeno-almoço saudável para miúdos e graúdos;
W2 Lancheira Saudável;
W3 A dieta mediterrânica à mesa;
W4 Festas de Aniversário Sugar Free!
A dieta mediterrânica à mesa
Workshops de cozinha para a comunidade em geral, o modelo de funcionamento será o mesmo, ainda que os conteúdos tenham outra especificação técnica. Anualmente será estabelecido um calendário de formação regular. As sessões são gratuitas. Os “professores” são invariavelmente um/a voluntário da comunidade sénior e um membro da equipa do Food Lab
Programa de capacitação para os profissionais da restauração local e coletiva,
Habilitar o setor para a confeção de menus mais genuínos e de melhor valor nutricional.
6 workshops temáticos anuais com um total de 12 horas a realizar em sessões de 3 horas com os seguintes temas:
W1 Dieta Mediterrânica à Mesa;
W2 Para lá da batata frita: diversificação de acompanhamentos;
W3 Combate ao Desperdício Alimentar;
W4 Cozinha tradicional e sazonal;
W5 Intolerâncias e Alergénicos;
W6 Cozinha Vegetariana na cozinha tradicional.
A Avó veio Cozinhar! – Restaurante Pop-Up.
Num espaço que se recria a cada “aparição” e que celebra a cozinha tradicional e genuína do território, por vezes, com alguns aportes de criatividade e inovação. Esta será uma cozinha de afetos, emoções, sensações e sentidos. Em cada refeição no menu de degustação a apresentar, irá sentir-se o amor que cada “avó” ou avô” coloca na preparação.
No primeiro ano de vigência do projeto acontecerá no espaço/salão da Casa do Povo de Santana de Cambas, para depois, já com alguma maturidade, ganhar o estatuto de itinerância e acontecer em todas as freguesias do concelho de Mértola.